sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Imponderável

O imponderável da vida é assim. Ele chega sem pedir licença. A dor parece não ter fim. E tudo parece fugir ao seu controle. Mesmo quando o pior é esperado... quando a morte parece certa... nada se compara às proporções que sentimos quando tudo se configura, se instala!

Deus tem essa mania de ser o imponderável. Ele tem um segredo que não contou para os anjos, nem mesmo para seu filho, Jesus Cristo. O dia da sua vinda é como o ladrão que assalta a sua casa, não sabemos o dia nem a hora. Ele nos pega de assalto.


Quando Jesus foi escolher seus discípulos, muitos deles eram pescadores. E muitas são as analogias que podemos fazer entre os pescadores de peixes e os pescadores de homens. Deus age no imponderável talvez porque tenha aprendido com “o velho pescador que sabe quando é a vez do mar...” E daí não adianta remar, nadar, somente se entregar ao inusitado! Ele sabe que, nesses casos, o mais inteligente a fazer é apenas esperar a tempestade passar, o mar se acalmar... até que de novo possamos caminhar nas entranhas e estradas das suas ondas.

6 comentários:

  1. Um amigo com quem sempre converso certa vez me disse que para pensar e falar sobre Deus era necessário perceber os Ventos, Dá as mãos e caminhar com ele no olho do Furacão, nos abandonar-mos aos seus cuidados, os Ventos da vida sempre nos surprende, sempre enche de vida os espaços onde não há mais sentido.

    ResponderExcluir
  2. Gosto dessa idéia do Deus que chega sem avisar e nos pega sempre de surpresa... típico de atrevimento de amigo, de invenção de amada, de surpresa de aniversário...

    ResponderExcluir
  3. Bela imagem da dinâmica de Deus e de nossa impossibilidade de planejá-lo ou encaixotá-lo: não-ordenado, não-ordenável, não-previsível, não ponderável. E o melhor, ele nos fez à sua imagem e conforme sua semelhança (rsrs). Um beijão, moça.

    ResponderExcluir
  4. Amigos... Bom demais lê-los... Na verdade o melhor do texto são mesmo os comentários... Nada do que vcs escreveram está no texto... e ao mesmo tempo, está!! Cada vez mais sei que esse blog é uma colcha de retalhos que se faz entre amigos... Prosa e verso com vcs!! Obrigada pela parceria!!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto do imponderável da vida, se Deus assim o é, fez bem em deixar que coisas que não esperamos nos aconteçam. Dessa forma, não perdemaneceremos estagnados, é uma aventura não ter certezas, que compremos uma prancha e aprendamos a nadar, então!
    Delícia de post.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Netinha e amigos! Só para provocar, q tal falarmos do imponderável de Deus, do imponderável da vida diante da doutrina da Providência???
    Se a vida está sempre aberta ao fortuito e Deus está sempre nos surpreendendo, como se sustenta um quadro em que todos os acontecimentos passam pelo "crivo" de Deus, que recompensa os bons e entrega os maus à sua própria sorte. Ele "permite" o sofrimento dos bons para "aprimorá-los" e aprova o sofrimento dos maus para puní-los (consequência dos pecados). Seria Deus um garoto travesso com controle na mão jogando video-game com os bonecos seres-humanos? Ou construímos nós mesmos os nossos caminhos sempre abertos ao imprevísivel como próprio inerente da vida?

    ResponderExcluir