sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novo Céu e Nova Terra

É certo que o mundo está em crise, que a economia vive momentos de incerteza e fragilidade, que estamos vivendo num tempo de mudanças, e mais que isso, numa mudança de tempos, de períodos, de ciclos!
Em meio a esse turbilhão, nos deparamos com situações pouco prováveis, mas que surpreendem por fazer germinar sementes de graça e esperança.
Quando imaginaríamos que no mundo capitalista que produz a individualidade e o consumo exacerbados, o egoísmo e a opressão, o domínio e a injustiça, cerca de 100.00 pessoas se reuniriam em torno de idéias e ideais comuns a todos os povos, totalmente contrárias ao sistema vigente?
Quem pensaria que chegaria ao poder, em países da América Latina, eleitos democraticamente, representantes de governo provenientes da classe operária, de tribo indígena, da Teologia da Libertação, de ideologia socialista? E que mesmo sendo uma interrogação para o mundo, os EUA elegeria um negro, proveniente de uma família muçulmana para presidente?
O Fórum Social Mundial, em sua oitava edição já acumulou alguns entraves e problemas. Porém não são maiores do que a mola propulsora que deu origem ao evento: a esperança de outro mundo possível.
Esse é o espaço do Fórum, onde todos que estão ali reunidos buscam um mundo possível para os povos do Planeta, sem distinção de raça, de sexo, de religião, de cultura, de nacionalidade! Um mundo de tolerância, de fraternidade, de partilha, de solidariedade.
O desejo pelo não-lugar, do ainda não. A presença da ausência. A esperança do que é possível. E aqui a Igreja de Cristo se vê, se identifica. Por acreditar na proposta de Jesus e buscar o Reino de Deus, o ideal de justiça e liberdade é também seu desejo.
A esperança engravidou a muitos. O fruto do ventre será o futuro. Futuro aqui como algo totalmente novo, não a perpetuação do presente, reformado ou mascarado. Mas um novo mundo, um novo céu, uma nova terra.A agitação do Fórum mobiliza, motiva, movimenta. Ficam os desafios, as lutas, o trabalho, o empenho, a disciplina, o prazer. E é aqui que a vida acontece, que o mundo gira, que as transformações são necessárias, que a palavra fará a diferença, que a ação será decisiva. É aqui que a Igreja tem a oportunidade de peregrinar como Jesus, de resistir como Jesus e de encontrar Jesus na companhia dos que lutam por justiça.
Feira de Santana, 05 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário